Instituto Qualivida

Boas vindas ao nosso site.

Saiba como cuidar da

sua saúde financeira

Ao final de cada mês algumas pessoas quase enlouquecem tentando ajustar seu pagamento com suas despesas.

O planejamento financeiro é fundamental para dar um rumo a sua vida. Suas chances de comprar um imóvel, um carro, fazer uma viagem, comprar coisas para casa, planejar seu futuro profissional, etc dependem de como você está se organizando para atingir esses objetivos. Ou seja, como utilizar os recursos para conseguir realizar todos os seus sonhos. Um bom planejamento financeiro vai depender de muita disciplina e controle de todos os seus gastos.

Para ajudá-lo(a) daremos algumas sugestões para um bom planejamento para economizar dinheiro ou reduzir gastos.

PLANEJAR É PRECISO

Para conseguir um bom controle orçamentário, você deverá administrar todos os gastos e envolver todos que fazem parte das despesas. A esposa e filhos, por exemplo devem estar envolvidos e ter consciência da necessidade de manter um padrão orçamentário. Com isso todos saem ganhando.

Veja quais são os gastos necessários e o quanto poderá ser gasto. Estabeleça regras e defina quais são as prioridades, dando destaque ao que é mais importante. Colocando outras necessidades mais para frente.

Seu planejamento deve ser realista. Não pense que a redução poderá ser radical. Você deve contar com possíveis manutenções em sua casa, trocas ou consertos de eletrodomésticos, etc, ou seja eventualidades. Todos os gastos deverão passar por uma analise criteriosa. Não elimine simplesmente. Pense se a eliminação de um item em seu orçamento poderá comprometer outros objetivos.

Administrar sua vida financeira, significa gastar dentro dos limites do que se ganha. Para obter bons resultados, você precisará ser firme e constante, até conseguir o seu objetivo ou a meta. A vida tem imprevistos. Sempre que houver alguma mudança, avalie o impacto e procure reprogramar-se. Isso é comum em qualquer plano e não quer dizer que tudo se pretende não vai ser realizado.

ALGUMAS DICAS ÚTEIS

• Elimine gastos que não são essenciais.

• Diminua o consumo de algumas coisas, tipo cigarros e bebidas. Avalie a necessidade de comprar a quantidade de roupas e calçados que está acostumado(a) e pesquise melhores preços. O lazer não pode ser totalmente eliminado, pois você precisa relaxar. Procure aproveitar eventos que são gratuitos ou com preços mais acessíveis. Existem inúmeras opções, tais como shows, concertos, visitas a parques, museus, galerias, teatros, etc. Informe-se.

• Você pode reduzir também os gastos com restaurantes diariamente. Pense na possibilidade de levar para o trabalho o almoço de sua casa. Se você não gosta ou não tem como aquecer a comida, pense em frutas, saladas, queijos, etc. Pode ser um almoço diferente e até mais saudável.

• Seja criativo(a) e aproveite suas próprias habilidades, ao invés de pagar por pequenos serviços em sua casa, como arrumar uma torneira, pintar uma porta, reparos na janela, etc. Além de economizar você estará desenvolvendo outras habilidades. Procure ficar atento às ofertas em supermercados. Aproveite as liquidações das lojas. Ao final das estações você poderá comprar produtos de qualidade com preços bastante reduzidos. Acostume-se a pesquisar preços.

• Não faça supermercado quando estiver com fome, pois nessas ocasiões compramos pelo instinto de saciar a fome e geralmente levamos produtos que não são necessários.

• Comprar um produto de melhor qualidade, também é fazer economia. Não vale a pena investir em um produto ruim, sendo que mais para frente, você terá que comprar um produto melhor. O barato sai caro. Alguns objetos de 2ª mão podem ser uma boa alternativa. Existem grupos especializados em vender esses objetos.

• Evite ter conta em vários bancos, pois isso dificulta a administração. Além disso, você gasta mais com as tarifas dos serviços e taxas (ICMS) quando precisar fazer transferências. Verifique com seu banco se existem pacotes de tarifas e avalie o que seria melhor no seu caso. Verifique o quanto você está pagando a seu banco. Há muita diferença na cobrança de tarifas entre os bancos. Procure o que possui tarifas mais baixas e atenda suas necessidades.

EVITES DESPERDÍCIOS

Saiba que grande parte da energia gasta é com iluminação dos ambientes. Acostume-se a apagar as luzes quando sair do cômodo. Se você estiver fazendo a manutenção da casa, aproveite para pintar as paredes e o teto de branco ou cores claras. Isso ajuda a refletir a luz e iluminar o ambiente. Assim você poderá usar lâmpadas mais fracas que gastam menos energia.

A limpeza periódica das lâmpadas e luminárias ajudam a iluminar melhor e não será necessário ascender mais lâmpadas. Escolha luminárias e cúpulas claras e abertas para a luz passar facilmente. Acostume-se a não usar luzes durante o dia. Abra as cortinas e aproveite a luz do sol. Isso ajudará também a arejar a casa.

Lâmpadas frias (fluorescentes) duram mais e consomem menos energia. Lâmpadas incandecentes (amarelas) consomem mais energia. Utilize a máquina de lavar roupas,louças e secadoras somente quando estiver com capacidade máxima.

A economia de água e energia elétrica será substancial. Procure fazer a manutenção de suas torneiras e válvula de descarga, logo que apresentarem problemas. Esses vazamentos consomem muita água. Procure colocar arejadores nas torneiras. Eles misturam oxigênio com água e reduzem em até 50% do consumo. Cuidado com banhos muito demorados. Acostume-se a fechar o registro de água enquanto se ensaboa.